top of page
Buscar

LASERTERAPIA PARA MUCOSITE

  • vhcferreira
  • 28 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2023

A mucosite corresponde a um processo inflamatório que acomete quaisquer mucosas do corpo. Quando na boca, se assemelha muito a uma afta de grandes dimensões e comumente esta relacionada a tratamentos oncológicos, como radioterapia em cabeça e pescoço, transplante de medula óssea ou quimioterapia.



Mucosite Oral

Fig. 1. Mucosite em paciente em tratamento oncológico. (Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, no 8, abr/jun 2006)



Apesar do tecido da mucosa retornar ao normal após o tratamento oncológico, estas lesões costumam ser muito dolorosas, muitas vezes incapacitando o paciente de se alimentar ou mesmo de seguir com os tratamentos.


Uma das opções a estes pacientes é a terapia com laser de baixa potencia, podendo ser utilizada antes ou mesmo durante o tratamento, previnindo lesões de evoluir para formas mais graves e acelerando o processo de recuperação dos pacientes que já apresentam leões.



COMO FUNCIONA A LASERTERAPIA



A Laserterapia consiste na aplicação de pequenas doses de radiação eletromagnética não ionizante diretamente no tecido afetado, causando uma bioestimulação dos tecidos neurais e consequentemente acelerando seu processo cicatricial.


É realizado seguindo um protocolo que consiste em aplicações semanais, com duração de cada sessão de aproximadamente 30 minutos, durante todo o tratamento de radioterapia ou quimioterapia invasiva. É indolor, sem cortes, e pode ser realizado em pacientes de todas as idades.



Laserterapia Dr Vitor Ferreira

Fig. 2. Aparelho de laserterapia de baixa potencia.


Tem mais dúvidas quanto a Laserterapia? Envie uma mensagem que responderei assim que puder!



Palavras Chave

Mucosite oral

Mucosite por radioterapia

Mucosite por quimioterapia

Laser para mucosite

Laserterapia para mucosite

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Convênio e Cirurgia Ortognática

"Como o convênio médico pode auxiliar em minha cirurgia ortognática?" Essa é uma pergunta que tenho muito em meu consultório e que gera...

 
 
 

Commentaires


bottom of page